terça-feira, 19 de agosto de 2014

Encontro JDM Maringá

No último Domingo, dia 17 de Agosto, rolou uma reuniãozinha com a galera JDM de Maringá ali no Estádio Willie Davids. Apareceram Civic, Civic Si e Subaru Impreza WRX.
Mas afinal, o que significa JDM?
Se você não estiver no Japão, seu Civic, Corolla, Impreza ou qualquer outro carro de marca japonesa não é um legítimo JDM. Pela definição da palavra, JDM significa Japanese Domestic Market, ou seja, Mercado Doméstico Japonês, ou ainda em uma tradução livre, Mercado Interno Japonês. E se você não está no Japão, mas em qualquer um doa quatro cantos do planeta, seu carro não é mais JDM, e sim estilo JDM.
Nesse estilo, tudo é pensado visando a performance, segurança e a aparência final do carro é consequência dessas escolhas, o que muitas vezes acaba sendo algo muito próximo do modelo original.
Os ups visam extrair o máximo de potência possível, sendo ele turbo ou aspirado. Em muitos casos, opta-se pelo swap (troca do motor) + upgrades. Capôs de fibra de carbono fazem o carro ficar mais leve, melhorando no desempenho. Rodas, quando são trocadas são por modelos mais leves, e se for para um aro maior, é para poder abrigar um conjunto de freios igualmente maiores, e não simplesmente porque fica mais bonito.
Como dissemos, todas as modificações visam a performance, e a melhoria de todo o conjunto. Raramente você verá alguma coisa puramente estética. Tudo deve ser funcional, mas existem aqueles que modificam o carro com rodas cromadas de aro 20, neon, molas esportivas e etc. Se você for um desses, não diga que montou seu carro inspirado no estilo JDM perto de entusiastas, porque será motivo de risadas e piada.
Espero que curtam as fotos!!