sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

BMW 850i (Geração E31)

A 850i é um grande ícone da BMW. Produzida em meados de 1992, o carro esbanja esportividade e uma tecnologia que ainda não tinha nos demais carros da época. Segundo depoimentos de proprietários, o carro é extremamente confortável e tem muito torque, tanto é que é considerado pela própria BMW como um dos melhores carros para fazer viagens longas. Isso pode ser confirmado ao se notar que ela tem um porta-malas de bom tamanho, além de ter dois bancos atrás (que servem para crianças, pois o espaço é pequeno, igual a todo esportivo que se preze).

Apesar de ser mais pesada que a M3, a 850i (com 1.790 kg) acelera de 0 à 100 km/h em 7,4 segundos (no caso dessa unidade, que tem câmbio automático de 4 velocidades. Se fosse manual faria o mesmo percurso em 6,8 segundos) e atinge a velocidade máxima de 300 km/h. Isso tudo graças à ajuda de um motor V12 (modelo M70), com 5.0 Litros e 300 cavalos de potência à 5.200 rpm e tração traseira.

A sua produção mundial se encerrou dia 12 de maio de 1999, e em poucos anos de existência, foram exatas 30.621 mil unidades construídas. E como dito anteriormente, ela trouxe itens que, se não eram totalmente novos, eram pouco aplicados em carros normais. Eles eram:

  • Ar-condicionado de duas zonas;
  • Abertura e fechamento das fechaduras de portas por controle remoto;
  • Sistema de som com 12 auto-falantes; 
  • Vidros das portas que se fechavam automaticamente em velocidades altas;
  • Controle eletrônico de estabilidade;
  • Suspensão traseira multibraço (cinco braços);
  • Volante com regulagem de altura e distância;
  • Além da ausência da coluna central e vidros grandes, até mesmo o vigia traseiro, o deixaram com um desenho longe dos esportivos mais tradicionais.
Espero que tenham gostado da matéria e do texto.
 Agora "simbora" para as fotos (feitas pelo Adriano Bulla no Race Park)!