sábado, 15 de março de 2014

Ferrari F430 Spider [Parte 03]

Antes de tudo, gostaria de dizer que essas fotos foram feitas em 2013 e só estou postando agora para fazer um "repost" e pela grande quantidade de fotos, que não cabia em uma única matéria. Essas fotos foram feitas uma semana antes de vermos ela na rua. Veja a primeira matéria clicando no link: Parte 1


Um breve histórico e a ficha técnica

Depois das famosas Ferrari F40, F50, Enzo e 355 Berlinetta, a F430 foi um dos modelos mais marcantes da história da Ferrari, pois foi o primeiro carro da marca com inovações tecnológicas. Antes de ser apresentada publicamente em 2005, o modelo conversível da 430 passou por simulações de aerodinâmica com os mesmos procedimentos usados nos carros de Fórmula 1, assim, se tornou uma das mais belas obras do estúdio Pininfarina. A única diferença entre a versão Coupé e a Spider é que na conversível existe uma cobertura de vidro na tampa traseira que deixa ainda mais aparente o motor, e claro, o teto que se recolhe. O motor é o mesmo da coupé, um V8 de 4.3 Litros com potência de 490 cavalos à 8.500 rotações por minuto. A velocidade máxima atingida pelo exclusivo é de aproximadamente 315 km/h e a aceleração é feita de 0 à 100 km/h em apenas 4 segundos. E para quem não conhece o modelo,  ainda existe o Manettino, que é um seletor que fica no volante para o motorista alterar a condição de dirigibilidade se for preciso. Seguindo a ordem crescente dos seletores da foto abaixo, estão: ICE: nessa opção, o condutor visa a máxima estabilidade (pois está em terreno escorregadio, como neve ou gelo). GRIP LOW: assim como o ICE, essa posição garante grande estabilidade, mas o que difere é que nessa pode-se usar o Paddle Shift F1 (Câmbio borboleta) e, além das superfícies molhadas, pode andar nas secas. SPORT: essa configuração é a padrão, o equilíbrio entre a estabilidade e o desempenho. Ideal para usar em estradas abertas, pois além do compromisso com o máximo desempenho garante a segurança. RACE: garalmente usado em corridas, a suspesão fica rígida e as trocas de marchas são feitas em milésimos. E por fim a CST: ela ativa ou desativa a estabilidade e o controle de tração. Confira o Manettino:



 Curiosidades:

  • Cor do veículo: Prata (Argento Nurburgring) com teto e interior vermelho.
  • Tanque de combustível: 95 Litros
  • Consumo: Urbano (4 km/l) e Rodoviário (7 km/l).
  • Peso: 1.450 kg e porta-malas com 250 Litros.
  • Rodas: de 19" polegadas (225/35) na dianteira e (285/35) na traseira.
  • Freios: com disco de cerâmica, ventilados e perfurados nas 4 rodas.
  • Painel: Fibra de Carbono ou Alumínio / Fundo do conta-giros: amarelo ou vermelho.
E achamos que ela foi embora da cidade por que deu um problema mecânico. 
Depois do fato ocorrido na Avenida Cerro Azul (foto abaixo), ela nunca mais foi vista.

Fotos tiradas em um estacionamento na Rua Néo Alves Martins.

































Fotos de Matheus Duarte em um Lava Car no Shopping Maringpa Park.