terça-feira, 17 de dezembro de 2013

CHEVROLET CORVETTE C6 GRAND SPORT

   Histórico    


No início da década de 1950, os carros desportivos europeus com seus designes arrojados faziam sucesso pelo mundo inteiro, enquanto que o mercado americano só possuia representantes como pesados Cadillacs e Buicks. Nesse pedíodo a General Motors atravessava um momento crítico, tendo sua rival, a Ford, superado suas vendas na América do Norte por dois anos consecutivos. Os diretores do grupo sabiam que tinham de pensar em algo diferente para retomar o crescimento. Tom Keating, executivo geral da Chevrolet, tinha em mente um novo carro para voltar à primeira posição no mercado.

Em Junho de 1951 era iniciado o projeto Opel. A priori o carro se chamaria Korvette, palavra homófona de Corveta, uma pequena e veloz embarcação da escolta marinha inglesa. Mais tarde optaram pelo nome Corvette, e assim ficou. Em 1952, engenheiro-chefe de motores da GM (General Motors, Chevrolet) o Ed Cole, e o especialista em chassis Maurice Olley, trabalharam juntos no protótipo EX-122. Herlet Earl, chefe de design, baseou seu modelo em carros de corrida europeus. 

Em 17 de Janeiro de 1953 foi apresentado em Nova York o primeiro modelo do Corvette que surpreendeu o público, a Geração C1. Era um carro diferente dos padrões americanos: pequeno, baixo, com visual limpo e desportivo. Embora baseado em desportivos europeus, possuía traços do desenho americano: com lanternas na ponta de um pequeno rabo-de-peixe. Abaixo a foto de cada geração:

Geração C1

Geração C2

Geração  C3

Geração C4

Geração  C5

Geração C6

Geração C7 Stingray (New)

Corvette C6 (Grand Sport)

Fabricado entre 2010 e 2013, a versão do Corvette C6, a Grand Sport, conta com o conhecido motor V8, 6.2 Litros e 430 cavalos de potência com torque de 58,6 kgfm (modelo LS3 que já equipara o C6 "comum"; e pesando cerca de 1.500 kilos, o veículo acelera de 0 à 100 km/h em aproximadamente 4 segundos e atinge a velocidade máxima de 318 km/h. O Grand Sport é basicamente o C6 com equipamentos do Z06 e ZR1, tais como a aerodinâmica melhorada, spoilers em fibra de carbono, freios maiores e a famosa suspensão "Magnetic Ride Control" (ou Controle Magnético da Suspensão, para dar melhor estabilidade para o carro nas curvas. Leia mais sobre isto aqui). Seu preço inicial no EUA era de U$ 56 mil, já no Brasil passa dos R$ 300 mil (Dependendo do estado do carro).

Clique na foto para vê-la em tamanho real.