segunda-feira, 24 de novembro de 2014

BMW M235i


Primeiramente, gostaria de agradecer o proprietário do veículo pela confiança e por ter nos convidado para fazer as fotos de seu carro, que tirou recentemente da concessionária. Além disso, fico muito honrado em ter a oportunidade de fazer uma das primeiras fotos do modelo em território nacional!! =)

Pois bem.. aí vai outro ensaio que nossa equipe fez, espero que gostem!!

BMW M235i


Importado de Leipzig, na Alemanha, o novo BMW segue o perfil de seu antecessor, com duas portas e quatro lugares. Suas dimensões, porém, ficaram mais generosas - são 4,43 metros de comprimento, 1,77m de largura e 2,69m de entre-eixos, contra 4,35m, 1,75m e 2,66m do Série 1, respectivamente. Seu visual transmite forte apelo esportivo. 

Lançado em Março desse ano, o Série 2 tem linhas bem definidas, que dão ao carro um ar moderno mas, ao mesmo tempo, com a aperência clássica da marca. O exterior dispensa os cromados, mantendo-os apenas no contorno da grade bipartida dianteira. Exceto por esse detalhe, todo o resto é na cor da carroceria ou em preto. Apenas a configuração da M235i, mais esportiva, ganha capa de retrovisores na cor grafite. Um detalhe comum em todos os carros da BMW é a iluminação diurna - conhecida como "olhos de anjo"-, que dá uma aparência mais diabólica ao modelo. Os contornos do capô alongado acompanham o fluxo de ar, com generosas entradas. Na traseira, um discreto spoiler enfeita a tampa do porta-malas e as lanternas são de leds. A lateral é marcada por uma grande linha que se inicia no eixo dianteiro e chega até a subida do para-choque traseiro e aos musculosos para-lamas. Por dentro, o console central está ligeiramente inclinado para a frente, com superfícies sobrepostas, ampliando os traços de esportividade. 

O M235i vem equipado com um motor de 6 cilindros Twin Turbo de 330 cavalos de potência à 6 mil rpm e 45,89 kgfm de torque. Assim, acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,8 segundos. E por título de curiosidade, o motor da 220i, com 4 cilindros de 184cv e 27,53 kgfm de torque acelera aos 100 km/h em 7 segundos. 


A sobriedade alemã da BMW fica marcada em seu interior. A qualidade dos materiais e seus encaixes perfeitos estão em toda parte. Testar um BMW traz certa sensação de "déjà vu", pois em seus painéis de instrumentos parecem todos iguais. Bem informativos e muito preciosos, porém demasiadamente comuns. Os bancos, nessa unidade marrons, oferecem inúmeros ajustes para achar a postura mais cômoda. Na parte traseira dos bancos, cabem apenas duas pessoas.

Uma das maiores novidades do M235i é o iDrive, por meio do qual o motorista pode literalmente "escrever" com as pontas dos dedos as letras para digitar um endereço no GPS e acessar todas as funções do veículo. Desde o ar-condicionado e o sistema de entretenimento até os quatro modos de direção: Eco Pro, Confort, SPort e Sport+. O primeiro entrega uma economia maior, enquando o segundo prioriza a comodidade e o silêncio dentro do habitáculo. Já os dois últimos garantem respostar mais agressivas ao acelerador e tornam a direção mais esportiva.

O carro conta ainda com uma suspensão adaptativa, que torna possível alterar a intensidade do amortecimento. Rebaixada em um centímetro, ela permite que a agilidade do veículo seja aumentada. Com o modo de direção esportiva ativado, a afinação dos amortecedores torna-se claramente mais rígida.   


E para encerrar, o BMW M235i é um veículo interessante, que parece não ter nada a ver com o Série 1.Oferece níveis de desempenho e diversão de carros bem mais caros, como o Porsche Cayman S.