segunda-feira, 21 de julho de 2014

TOYOTA FJ CRUISER

Antes de começarmos, gostaria de agradecer o dono por ter disponibilizado o carro para fazermos as fotos, assim como parabenizá-lo pelo carro que tem, pois além de conservado é um dos únicos do país.



Considerado o bandeirante do século XXI, o FJ Cruiser foi criado para homenagear um clássico da marca japonesa, o FJ40 Land Cruiser (no Brasil é conhecido como  o "famoso" bandeirante). Sua primeira aparição ao público foi em 2003, como conceito no Salão de Detroit e após pesquisas, chegaram a uma conclusão que o carro tinha sido bem aceito pela população. Assim, resolveram começar a produção do carro em 2006 na cidade japonesa de Hamura (próximo a Tóquio), e o veículo era focado especialmente para o mercado dos Estados Unidos e do Oriente Médio, apesar de ser exportado para o mundo inteiro.


Foto legal.. mostra o FJ Cruiser e seu antecessor, o Bandeirante.

Seu "inimigo" direto é o Jeep Wrangler, e para estar no nível de seu concorrente, a Toyota usa como base a plataforma do Land Cruiser Prado, e compartilha diversos componentes da Hillux, Tacoma e Tundra. Sob o capô, está um motor V6, 4.0 litros de 236 cv e 37,46 kgfm de torque. E com ajuda da tração 4x4 e da transmissão automática, o bólido atinge a velocidade máxima de 200 km/h.



As únicas modificações feitas no carro, são os pneus de Rally (Mud Claw Radial M/T), sinaletas que foram trocadas (antes eram laranjas) e os abafadores do escape que também foram retirados.

O auge das vendas do FJ Cruiser foram nos Estados Unidos, logo depois do lançamento. Na época foram emplacadas 60 mil unidades, mas nos últimos anos os números têm caído, e em 2012 ficaram na casa dos 13.600 exemplares. E após essa notícia nada agradável, a Toyota resolveu parar a produção do veículo no final desse ano, e para se despedir com estilo, lançou uma edição especial do veículo chamada "Trail Teams Ultimate Edition". Essa edição especial se caracteriza pela carroceria ser na cor azul com a grade frontal branca, rodas aro 16 com pneus off-road entre outros detalhes. Serão produzidas ao todo 2.500 unidades, então se você quer, se esperte que ainda dá tempo!!


FJ Cruiser "Trail Teams Ultimate Edition"

A edição especial e último modelo a se produzido, junto à seu rival, o Jeep Wrangler.

Selecionamos as melhores fotos do ensaio, pois não iriam caber todas aqui nesse post, mas fiquem tranquilos que tem mais 40 fotos em um link externo. Para ver, clique aqui. Espero que curtam!!