sábado, 5 de outubro de 2013

PORSCHE 911 CARRERA S (GERAÇÃO 991)

Essa é a sétima geração desse maravilhoso e desejado superesportivo alemão. O 911, mantém praticamente o mesmo visual desde o seu lançamento, à 50 anos atrás, em 1963. Há quem goste e há quem odeie, e você.. curte? Para um observador desatento, cada troca de geração pode passar por um pequeno facelift. Os faróis arredondados são a assinatura desse conservadorismo (ou tradicionalismo).


No entanto, a nova e última geração (denominada 991) sofreu modificações importantes em relação ao anterior (que é conhecido como 997). Para aumentar a estabilidade do veículo quando em altas velocidades e minorar a torção em curvas, o esportivo de 4,49 metros de comprimento recebeu maiores bitolas dianteiras e entre-eixos, além de uma suspensão totalmente redesenhada. Como relata a fabricante, tal conjunto permitiu que o esportivo superasse a si mesmo: essa nova geração percorre os mais de 20 km do circuito de Nürburgring, na Alemanha, em 7 minutos e 40 segundos, incríveis 14 segundo a menos que a geração anterior, a 997). 

Seu motor é a gasolina, aspirado de 3.8 Litros, boxer 6 e capaz de gerar 400 cavalos de potência a 7.400 rpm e 44,8 kgfm de torque (a 5.600 rpm). Como é regra em esportivos de puro sangue, o bloco fica próximo (logo atrás) do eixo traseiro, cujas rodas tracionam o carro. A disposição de cilindros do motor é conhecida como "boxer", em que as 6 peças ficam contrapostas horizontalmente, três  a três (e não formando um ângulo em "V", entenda mais clicando aqui). A lubrificação do sistema pede nada menos que 10 litros de de óleo.

Com toda essa potência, o bólido acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos (no modelo com câmbio manual), já nesse da matéria, que tem o câmbio automatizado PDK (Porsche Doppelkupplung, leitura da marca para uma transmissão de 7 velocidades e dupla embreagem - também existem 3 modos de ajustes dos parâmetros do carro, denominados: Normal, Sport e Supersport, que são acionados por teclas no console) faz esse mesmo percurso em apenas 4,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 304 km/h, e ainda com Pacote Chrono Package, de onde vem o Launch Control, o carro consegue diminuir o tempo da aceleração para 4,2 segundos. Seu consumo de combustível misto fica na casa dos 10 km/l, sendo uma média de 7 km/l na cidade e 14 km/l na estrada.

Essa unidade que roda por Maringá tem uma bela combinação de cores, sendo branca, a cor da moda e com interior azul. Diferente, porém magnífica! O preço do coupé, fica perto dos R$ 640 mil reais, e a versão Cabriolet (ou conversível) por R$ 700 mil. Sendo as duas versões 2+2, ou seja, com dois bancos na frente e espaço atrás que geralmente cabem crianças.

E fiquem com informações mais aprofundadas do modelo no site: Site Oficial Porsche.

Clique nas fotos para ver em tamanho real





















Fotos cedidas pelo dono.. bem bacana a ideia da Porsche fazer chaves com o formato de seus carros, hein?
E o interior azul, diferente.. bem raro.. e bonito!




 E para a representação do texto acima, que fala que não muda quase nada desde a primeira geração (901 de 1963) até a atual do 911, apenas o facelift dos modelos, abaixo algumas fotos para comparação.




Valeu por acompanhar mais uma matéria, até a próxima!!